Actinomicose cervicofacial
A actinomicose cérvico-facial é quando a infecção se desenvolve no interior do pescoço, mandíbula ou boca. A maioria dos casos são causados por problemas dentários, como cáries. A actinomicose cérvico-facial é o tipo mais comum de actinomicose e a responsável por metade de todos os casos.
O que causa a actinomicose?
A actinomicose é causada por uma espécie de bactérias conhecidas como bactérias Actinomyces. Na maioria dos casos, estas bactérias vivem sem causar quaisquer danos na mucosa da boca, garganta, sistema digestivo, e vagina (em mulheres). São 4 os tipos de bactérias necessárias para desenvolver a doença:
Actinomyces israelii
Actinomyces odontolyticus
Actinomyces viscosus
Actinomyces naeslundii
As bactérias só são um problema quando o revestimento dos tecidos é danificado devido a lesão ou doença, permitindo que estas penetrem mais profundamente no organismo. Esta situação é potencialmente grave, porque as bactérias Actinomyces são uma espécie de bactérias anaeróbicas, o que significa que estas são capazes de crescer em zonas do corpo onde os níveis de oxigénio são baixos, tal como nos tecidos mais profundos.
A única vantagem do facto de as bactérias Actinomyces serem anaeróbias é por elas não podem sobreviver fora do corpo humano. Isto significa que a actinomicose não é uma doença contagiosa ao simples toque.
Leia mais sobre as Causas.
Diagnóstico
O diagnóstico é confirmado pela demonstração de ramificações de hifas gram-positivas de 0,5-1,0 mícrons de diâmetro em um “grânulo”. Os resultados clínicos e as culturas permitem distinguir a actinomicose da actinomicetona.
Quem é afetado?
A actinomicose é um dos tipos mais raros de infecções bacterianas. Pensa-se que, em países desenvolvidos, como a Inglaterra por exemplo, apenas uma em cada 300 mil pessoas desenvolvem actinomicose anualmente.
A doença é pouco frequente em homens e ocorre esporadicamente em todo o mundo. Pode afetar todas as raças e ambos os sexos de