Percy Julian - O Gênio Esquecido
É uma fascinante e desconhecida história, sobre desigualdade racial, e o triunfo científico. Abrange a jornada extraordinária vida de Percy Lavon Julian, um dos grandes químicos do século 20.
Nascido em 11 de abril de 1899, em Montgomery a capital do Alabama, EUA, foi um dos primeiros negros a conseguir seguir os estudos até um Doutorado nos EUA, numa época em que os Estados Unidos eram mais racistas ainda do que hoje e estava sob as leis de segregação racial Jim Crow. As universidades eram separadas entre as de brancos e as de negros, sendo que os negros raramente eram aceitos em mestrados e suas Faculdades era bem menos equipadas do que a dos brancos. Neto de escravos do Alabama se tornou um dos maiores cientistas americanos. Desvendou a química secreta das plantas, começou trabalhando com a química das tintas e passou a estudar o que chamou de Laboratório Natural das Plantas para extrair medicamentos.
Ele foi o primeiro a sintetizar o produto natural fisostigmina, e foi um dos pioneiros na síntese química industrial em larga escala dos hormônios humanos, esteroides, progesterona etestosterona, a partir de esteroides vegetais, tais como estigmasterol e sitosterol. Seu trabalho serviu como base para a produção da indústria de medicamentos esteroides de cortisona, outros corticosteróides, e da pílula anticoncepcional. Mais tarde, em 1953 ele começou sua própria companhia de sintetizar esteróides intermediários do inhame selvagem mexicano. Seu trabalho ajudou a reduzir o custo de esteróides intermediários de grandes empresas farmacêuticas multinacionais.
Suas descobertas serviram como base para a produção de remédios para asma, anemia, artrites, hemorróidas, eczema, alergias,doenças pulmonares crônicas, câncer, glaucoma, prevenção de aborto, tratamentos hormonais, pílulas anticoncepcionais e fortificantes musculares.
Em 1954, Julian estabeleceu um laboratório próprio (Julian Laboratory) que se especializou na produção de seu