Acrilicos
2. Processos de produção
2.1 - Chapas fundidas
2.2 - Chapas extrusadas
2.3 - Demais propriedades e características
3. Utilização do acrílico no design
3.1 - Exemplos
4. Conservação
5. Vantagens
6. Desvantagens ACRÍLICO é um termoplástico transparente, que apresenta alta rigidez. É um material de qualidade e considerado moderno, devido à sua facilidade de adquirir formas, além de ser leve e resistente. São dois os principais tipos de materiais obtidos através do acrílico: chapas fundidas e chapas extrusadas.
Foi descoberto em 1843, sua expansão ocorreu somente em 1901 com os estudos realizados na Alemanha. Começou a ser produzida industrialmente a partir de 1927.
As chapas “Cast” ou fundidas são produzidas com variedade de tamanhos e espessuras, sendo as maiores disponíveis em 3x2 metros, e espessuras variando entre 1 a 24 mm.Possuem excelentes acabamentos das superfícies e são fornecidas com propriedades de absorção de raios ultravioleta, espelhadas e características de alta termoformabilidade. São fortes, estáveis, resistentes às condições do tempo; disponíveis nas opções transparentes, translúcidas e em cores opacas.
As chapas extrusadas são produzidas pela compressão dos grânulos acrílicos através de uma rosca de extrusão convencional. O acrílico é fundido e empurrado através de uma matriz em um processo contínuo, possibilitando uma variedade de larguras e comprimentos. Possui excelente regularidade de espessura com variações inferiores a +/ - 5%, consegue-se chapas com comprimento de até 6 metros, ou maior. Seu custo é inferior ao das chapas Fundidas devido à alta produtividade.
Os revestimentos nas superfícies das chapas estão disponíveis tecnicamente, porém, a um preço especial para necessidades anti-risco dos produtos finais. Existem inúmeros processos de revestimento de superfícies, os quais depositam uma película estável às superfícies, ampliando