Acordo ortográfico
O QUE É ? PORQUÊ ? PARA QUÊ ? O QUE NÃO MUDA O QUE MUDA
O QUE É ESTE ACORDO ORTOGRÁFICO
O acordo ortográfico é um consenso sobre as diferenças na grafia das palavras portuguesas; portuguesas; estabelece normas ortográficas; ortográficas; estabiliza a norma culta (padrão) no universo da língua portuguesa (todos os falantes lusófonos). lusófonos). é um acordo de quatro continentes e de oito países, assinado em dezembro de 1990, e por 1990, TimorTimor-Leste, em 2004. 2004.
SITUAÇÃO ATUAL
Em vigor porque ratificado pelo menos por três Estados signatários:
Foi assinado e ratificado por Portugal Foi publicado em Diário da República (nº193(nº19323-8-1991-I Série-A) 23- 1991- SérieJá pode usar-se em documentos oficiais usarMas ainda não entrou em vigor no ensino, requerendo decisão política.
3
SITUAÇÃO ATUAL
O Brasil adotou o Acordo em 1 de Janeiro de 2009; 2009; Em Portugal só falta decisão política para o aplicar ao ensino (2012/2013); 2012/2013) 6 Estados signatários ratificaram; ratificaram; Falta ratificação de Angola e Moçambique. Moçambique.
4
UM ACORDO, PORQUÊ?
Porque não há um organismo estabilizador da “norma culta” da língua portuguesa (como no espanhol e inglês) Porque a decisão sobre a língua oficial é sempre um ato político e de soberania (CPLP e ONU) Porque estabiliza as variações e impede que as diferenças ortográficas se acentuem e ampliem, a par do aumento da população lusófona. lusófona.
5
UM ACORDO, PARA QUÊ?
Resolver a “deriva ortográfica desde 19111911várias tentativas de reforma; reforma; Facilitar a aprendizagem da língua portuguesa no mundo (240 milhões falantes), através de uma ortografia mais homogénea; homogénea; Limitar as diferenças; diferenças; Perenizar a língua portuguesa - Uma língua viva evolui e é dinâmica. A grafia acompanha dinâmica. sempre a oralidade; oralidade; fructo - fruito - fruto, abysmo, phantasma, lagryma
UM ACORDO, PARA QUÊ?
Uniformização da