Acordo ortografico
A data de assinatura do acordo foi no dia 29/09/2008 e este foi assinado por oito países que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor Leste.
O principal objetivo deste é unificar a ortografia da língua portuguesa, a fim de facilitar a circulação de materiais, como documentos oficiais e livros, entre esses países, contribuindo, assim, para o prestígio internacional da língua.
Questionários
1) Nas palavras anti-hierarquico, anti-histórico, co-herdeiro, sobre- humano, o uso do hífen está correto? Justifique. Sim, pois emprega-se o hífen em palavras iniciadas com ´H´.
2) Após a reforma ortográfica, como ficou o uso do hífen nas palavras com prefixos terminados em vogal e o segundo elemento terminado em R ou S? Cite exemplos. O prefixo ou falso prefixo terminado em vogal e o segundo termo iniciado com R ou S, este passa a duplicar as consoantes.
Exemplos: antirreligioso, minissaia, contrarregra, infrasson.
3) Após a reforma ortográfica, como ficou o uso do hífen nas palvras com prefixos terminados em em vogal e o segundo elemento iniciado pela mesma vogal? Cite exemplos. Segundo a nova regra ortográfica, o hífen passa a ser usado quando o prefixo terminado em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal.
Exemplo: anti-inflamatório, micro-ondas, micro-organismo e etc.
4) Como fica o uso o do hífen como prefixos? Ex.: sem além, aquém, recén, pós, pré, pró? Cite exemplos. De acordo com a nova regra ortográfica, diante dos prefixos emprega-se o o hífen.
Exemplos: recém-nascido, além-mar, aquém-mar, sem-terra, vice-diretor e etc.
5) Como fica o uso do hífen nas palavras cujo prefixo termina por consoante e o segundo elemento comeca pela mesma consoante.
Cite exemplos. O hífen será aplicado quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante.
Exemplos: inter-regional,