Acne
Padrão crônico de recidiva;
Hipersecreção sebácea;
A partir de 7 anos as glândulas sebáceas são estimuladas por hormônios androgênicos;
RN com acne resquício de hormônio materno;
Comedogênese:
Descamação anormal de células queratinizadas nos folículos microcomedo folículo acumula lipídios, fragmentos celulares comedo (lesão inflamatória) proliferação bacteriana e mediadores inflamatórios associados lesão inflamatória (pápula, pústula, nódulos).
Mais de 80% das vezes o microcomedo está presente na lesão inflamatória;
Por ultimo, vem uma proliferação bacteriana no ducto folicular hidrolisa os triglicérides do sebo produz ácidos graxos irritativos propinium bacterium acne
Microcomedo invisível
Comedão micropápulas elevadas. O folículo está fechado. É uma pápula bem pequena. Depois, o folículo se abre, formando os pontinhos pretos. É a lesão elementar e primária da acne.
Pápula
Pústula inflamação, com conteúdo inflamatório
Nódulo lesão maior, mais profunda (famosa espinha interna)
Cisto uma lesão maior, bem delimitada, com cápsula
Cicatriz mais comum nódulo e cisto geraram cicatriz. A não ser que a pessoa tenha problemas de cicatrização.
Acne grau I apenas comedos, sem lesão inflamatória; Tratar com retinóides tópicos (adapaleno, trtinoína. Inibem a formação do microcomedo, reduzem comedões e lesões inflamatórias. Adapaleno é menos irritante que a tretinoína, porém é menos eficaz.
Acne grau II comedões, pápulas e pústulas. Já começa a reação inflamatória. Se for leve, pode ser tópico com retinóides. Se houver lesões inflamatórias, podemos utilizar antibiótico tópico: clindamicina ou eritromicina. Ou o peróxido de benzoíla, que tem atividade bactericida, mas não é da classe de antibióticos; é uma ótima opção. A associação tem efeito sinérgico quando numa mesma composição. Segundo a prof, manipulado não vale a pena, não é fácil de manipular. Se for mais intenso as lesões, além do tto tópico, podemos fazer atb oral