Processo Bioenerg Tico De Fermenta O Na Produ O De Bebidas Alco Licas
352 palavras
2 páginas
Ruan Lessa Rodrigues - 362369Processo bioenergético de fermentação na produção de bebidas alcoólicas.
O processo de fermentação, assim como o da glicólise, também visa a obtenção de energia, contudo esse processo se dá em um meio anaeróbico, ou seja, sem a presença de oxigênio.
As grandes usinas de cana de açúcar hoje no pais visam a produção de açúcar, álcool para combustível e para produção de bebidas alcoólicas. E é para a produção de bebidas que iremos focar.
No processo de fermentação, a glicose é quebrada e transformada em duas moléculas de piruvato, que são convertidas em álcool etílico conhecido também como etanol. Essa é a chamada fermentação alcoólica, quando bactérias e leveduras transforma açucares em álcool etílico e gás carbônico.
O processo tem as seguintes fases:
O processo de fabricação das bebidas se dá na maioria das vezes em grades tanques de fermentação, onde neles estão malte, que são os grãos de cevada seco, muito ricos em amido, lúpulo (para cerveja principalmente), água e as leveduras que irão fazer a fermentação.
C6H12O6 > 2C2H5OH + 2CO2 + CALOR
Já nos tanques, as leveduras passam a se alimentar da glicose presente no malte, e começam a liberar etanol e Co2, o que propicia a sua multiplicação. A grande liberação de Co2, dá a impressão que a mistura está fervendo. Em um determinado momento, quando a quantidade de álcool chega aproximadamente a 15% do volume total, as leveduras morrem por intoxicação e para a produção de álcool. Esse processo de fermentação libera ainda outras substâncias em pequenas quantidades, que em proporções diferentes e por meio dos grãos e das leveduras utilizadas dão o sabor característico de cada bebida.
Na fermentação do whisky o processo é bastante parecido, contudo o processo demora mais para obter uma bebida fermentada doce, quente e turfosa, e por utilizar leveduras diferentes o teor alcoólico fica entre 8 e 9%.
Todos esses processos devem ser de suma importância aos Agrônomos para que os mesmos