acne
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7 ANEXOS 8 ANEXO A – Tratamento 8 8 ANEXO B – Profissional 9
1 INTRODUÇÃO
. A tão odiada acne é um processo inflamatório da pele que provoca marcas físicas e psicológicas de grande predominância chegando a atingir até 80% dos adolescentes, podendo também alcançar a fase adulta de diferentes formas em cada individuo. O esteticista tem uma ótima oportunidade de ajudar as pessoas com quadros de acne menos graves e de fazer diferença em sua vida.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CAUSAS
A acne tem por principal fator o excesso de sebo pelas glândulas sebáceas. Esta produção exagerada de sebo, misturada a outras substancias forma um “ tampão” que provoca a obstrução dos poros, que, misturada com as células mortas no folículo, formam os comedões, podendo ocorrer proliferação bacteriana dentro da glândula resultando em inflamação. Isso significa que elas não podem viver na presença de oxigênio. Quando os folículos são obstruídos com sebo e células mortas, o oxigênio não pode chegar a seu interior. Isso resulta na proliferação da bactéria. Na medida em que as bactérias e a inflamação aumentam, a pressão é exercida na parede do folículo, e se a parede se romper, os detritos vazam para dentro da derme.
2.2 Fatores que encadeiam a acne
Alterações hormonais, má alimentação, alimentos ricos em gordura, fatores emocionais e genéticos.
2.2.1 Hormonais
Alto nível de hormônio masculino testosterona causa um aumento na produção de oleosidade,Esses hormônios aumentam durante a puberdade, quando a acne adolescente é evidente pela primeira vez.
2.2.2 Estresse
O estresse causa flutuações hormonais e a produção elevada de sebo
2.2.3 Alimentos
Alimentos ricos em gordura, alimentos que afetam as funções do corpo, o excesso de iodo no sal,