Acne: Um mal inevitável
A acne é uma dermatose de alta prevalência, especialmente em adolescentes e adultos jovens.
E a sua aparição em qualquer fase da vida tem suas causas, predisposição, gravidade. Se tornando inevitável, mas que pode ser amenizada através de opções terapêuticas que o profissional da estética pode esta aplicando. E dependendo do grau aconselhando a participação de um outro profissional. È o caso clinico do adulto jovem Marcos que iremos explicar logo adiante.
DESENVOLVIMENTO Marcos tem 20 anos, buscou ajuda no centro de estética para solucionar seu problema facial.
Sua avaliação começou com a ficha de anamnese, onde consta a duração, localização habitual das lesões, tratamentos prévios realizados e seus resultados, tipos de hidratantes, cosméticos e produtos de limpeza utilizados, história familiar, alergias medicamentosa, antecedentes patológicos entre outros.
O cliente relatou também consumir alimentos industrializados, frituras em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e água. E que o seu pai na adolescência apresentou os mesmos sintomas e que ao completar doze anos observou o aparecimento de poucos lesões, porém, nos últimos seis meses o quadro evoluiu.
Com a conclusão feita sobre o quadro do cliente, onde foi constato acne de Grau II, ou seja, presença de cravos preto e “espinhas pequenas”, como pequenas lesões inflamadas e pústulas.
Por se tratar de um caso clínico de grau baixo não é preciso indica-lo a outro profissional da saúde, no caso a um dermatologista.
Após, foi explicado que existem vários fatores que predispõe como: hereditaridedade, predisposição genética, alteração na produção dos hormônios sexuais, infecção por bactéria.
Ou seja a sua predisposição esta na sua genética. Mas que veio a agravar a situação das lesões por consumir alimentos com excesso de