Acionantes Elétricos
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA MECATRôNICA
PORTFóLIO 01
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
PORTFóLIO 01
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Acionamentos Elétricos
Guarulhos
2014
Lei de Lenz
“A corrente induzida ocorre sempre de forma a conduzir a variação da grandeza que a prodiziu. Essa lei define claramente o sentido da corrente induzida.”
A partir de resultados experimentais, a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera. A passagem de corrente elétrica através de um condutor cria um campo magnético ao seu redor. Sentido que pode ser determinado pela regra da mão direita, segurar o fio com a mão direita na posição em que o polegar aponta para o sentido da corrente.
Com o uso desses conceitos é possível determinar o sentido da corrente induzida. Um imã e uma esperi de corrente possuem polo norte, de onde emergem as linhas de campo magnético, e um polo sul. A ação de impurrar o; um imã é a alteração que produz a corrente induzida. Uma corrente circulando por uma espira provaca um campo magnético, porém o inverso tbm ocorre: um variação do campo magnético atravessando a espira acarreta criação de corrente elétrica. Para se obter corrente elétrica, basta variar a indução magnética. Os valores de tensão e corrente dependem do número de espiras e de freqüência de variação do campo magnético.
Princípio de Funcinamento de um motor de indução trifásico
Primeiramente veja essa explicação da lei de Faraday
“Afirma que a