acionamento hidraulico
Na hidráulica utiliza-se um líquido confinado (óleo/água) para transmitir movimento multiplicando forças. Para ganhar em força, perde-se em deslocamento. Pelo fato de usar líquido praticamente incompressível, a transmissão de movimentos é instantânea.
Vantagens do acionamento hidráulico:
- Velocidade variável – através da válvula reguladora de fluxo;
- Reversibilidade – através da válvula direcional;
- Parada instantânea – através da válvula direcional;
- Proteção contra sobre carga – através da válvula de segurança ou limitadora de pressão;
- Dimensões reduzidas.
Fluido
É definido como sendo qualquer líquido ou gás. Entretanto, em hidráulica, refere-se ao líquido utilizado como meio de transmitir energia (óleo ou água).
Funções do fluido hidráulico:
- Transmitir energia;
- Lubrificar peças móveis;
- Vedar folga entre essas peças móveis;
- Resfriar ou dissipar calor;
- Limpar o sistema.
Principais fluidos hidráulicos:
- Água (com aditivo);
- Óleos minerais;
- Fluidos sintéticos;
- Fluidos resistentes ao fogo (emulsões de glicol em água, soluções de glicol em água e fluidos sintéticos não aquosos).
Acionamento Hidráulico
No passado, o acionamento de um sistema de embreagem de caixas de câmbio manual era efetuado através de cabos. Já há algum tempo o sistema de embreagem dos carros, ônibus e caminhões são acionados por um conjunto hidráulico composto por cilindro mestre, cilindro escravo (auxiliar) ou atuador hidráulico, reservatório do fluido e tubulação. O cilindro escravo é montado externamente à embreagem e o atuador hidráulico, internamente. Ao ser pressionado, o pedal de embreagem age diretamente sobre o cilindro mestre, que gera um fluxo de fluido através de uma tubulação (linha de alta pressão) até o cilindro escravo ou atuador hidráulico que, por sua vez, aciona a embreagem.
Cilindro mestre: Localizado no cofre do motor, é conectado ao pedal de embreagem. Pode ter um reservatório de óleo agregado. A função do cilindro