acinectobacter
Claudinete Alves, Geruza Lima, Ilza Ricardo, Kênia Moura, Lucilene Nascimento, Macelli Calixto, Tatiane Pardim.
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI BH
Enfermagem – Microbiologia
Profa. Cibele Stroppa
15/06/2012
RESUMO
É um microorganismo multiresistente a vários antibióticos e que aparece com alguma regularidade em ambiente hospitalar, sendo transmitindo por contacto pelas mãos e objetos, ou através dos equipamentos contaminados em UTIS onde os pacientes correm maior risco de morte.
Palavra-chave: superbactéria, acinetobacter, infecções hospitalares.
INTRODUÇÃO
Nos últimos 30 anos, Acinetobacter tornou-se um dos patógenos de maior preocupação clínica pela falta de terapias eficazes em virtude do fenótipo de multirresistência frequentemente apresentado. A colonização humana é frequente na pele e no intestino.
Dentre as espécies do gênero Acinetobacter, A.baumannii é patógeno gram-negativo de maior ocorrência em unidade de terapia intensiva, colonizando pacientes e a própria equipe de saúde.
Está associado a infecções hospitalares, tais como: septicemia, meningite, infecções do trato urinário e predominantemente pneumonias, transmitidas principalmente através da transmissão cruzada. Em determinadas circunstâncias podem ocorrer infecções graves levando a morte do paciente.
A.baumannii pertencem ao grupo de bactérias que, quando submetidos à pressão seletiva, adquirem facilmente resistência a múltiplos antibióticos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um estudo descritivo e transversal, através de revisão de literatura existente.
DISCUSSÃO
O Acinetobacter baumannii é um dos mais importantes patógenos relacionados às infecções hospitalares, caracterizam-se por ser um coco-bacilo gram-negativo, não-fermentador, imóvel e oxidase-negativa, possuem vida livres, geralmente encapsulados e estão amplamente distribuídos na natureza, podendo ser encontrados em materiais inanimados e reservatórios humanos, sendo