acidos,bass,sais e oxidos
2ª SÉRIE – ANO 2015 – Profª Antonieta Villar
Comportamento químico das substâncias: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos
Introdução: Em 1675 eram distinguidas duas classes de substâncias: as de origem mineral e as de origem vegetal e animal. Em 1777, a expressão QUÍMICA ORGÂNICA foi introduzida para denominar compostos dos organismos vivos. Em oposição, tínhamos a QUÍMICA INORGÂNICA para denominar compostos minerais. Essa divisão tinha como justificativa o fato de os químicos ainda não terem conseguido sintetizar compostos elaborados pelos organismos vivos, mas apenas separa-los e analisá-los. Atualmente adotam-se as definições dadas, em 1859 por Fredrich August Kekulé:
Química Orgânica: Estuda os compostos de carbono.
Química Inorgânica: Estuda os compostos dos outros elementos.
FUNÇÕES INORGÂNICAS: Função química é um conjunto de substâncias químicas que apresentam propriedades químicas semelhantes, por possuírem semelhanças estruturais. As principais funções inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. O cientista Arrhenius realizou vários experimentos relacionados à passagem de corrente elétrica através de soluções aquosas (em água) e concluiu que a condutibilidade elétrica das soluções está relacionada com a presença de íons livres. Os compostos iônicos em água originam soluções iônicas. Esse processo é conhecido como dissociação iônica. Por outro lado, os compostos moleculares, reagem com a água originando íons. Esse processo é chamado de ionização. A partir daí, Arrhenius elaborou as seguintes definições: ÁCIDOS: São substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente o H+ .
HxA + água xH+ + A-x
BASES OU HIDRÓXIDOS: São substâncias que em solução aquosa sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion somente OH- (hidroxila). C(OH)x + água C+x + OH-
SAIS: São substâncias que em solução aquosa sofrem