acidentes radiologicos
Gilmara Claudia
Lucas Gomes
Patrícia Monteiro
Rayssa Vitoria
Rodrigo Cardoso
Orientador : Prof. Samuel
METODOLOGIA
Estudo dos acidentes de maior magnitude radiológica através das pesquisas bibliográficas, sites de internet, filmes , tele reportagem.
A radioatividade foi uma das maiores descobertas da humanidade. Atualmente sua utilização é vasta com aplicação em varias áreas, uma das primeiras aplicações foi na medicina, seguida na agricultura, indústria e geração de energia elétrica, contribuindo de modo significativa para os conhecimentos desenvolvidos no século XX. A energia do seu núcleo também possibilitou uma utilidade negativa, para fins bélicos, trazendo varias consequências, sobretudo a saúde dos seres vivos.
Como podemos mensurar esse dano?
Desenvolvimento
Chernobyl, 26 de abril de 1986
O reator número 4 da usina soviética de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança, causando a maior catástrofe nuclear civil da história e deixando mais de 25 mil mortos, segundo estimativas oficiais. O acidente recebeu a classificação de nível máxima, 7. O combustível nuclear queimou durante 10 dias, jogando na atmosfera radionuclídeos de uma intensidade equivalente a mais de 200 bombas atômicas iguais à que caiu em Hiroshima.
IMPERICIA ?
FALTOU SEGURANÇA ?
ECONOMIA ?
Vitimas de Chernobyl
EFEITO RADIOATIVO OU PREDISPOSIÇÃO ?
TURISMO LOCAL / SEGURANÇA
Visita as ruinas de Chernobyl e região próxima;
Recomendações de segurança .
Projeto 2017 -Chernobyl
Arco de proteção, sobre escombros Limpeza e Eliminação de nova contaminação EUA, 28 de março de 1979
Em Three Mile Island (Pensilvânia), uma falha humana impediu o resfriamento normal de um reator, cujo centro começou a derreter. Os dejetos radioativos provocaram uma enorme contaminação no interior do recinto de confinamento, destruindo 70% do núcleo do reator. Um dia depois do