gestao
DEMOCRACIA NAS ESCOLAS
Palmas
2013
EVANILDE GOMES FERREIRA
LIDENIR FERREIRA DO BOMFIM
SILVANDIRA FERREIRA
WILLIAM FERREIRA DE SOUSA
DEMOCRACIA NAS ESCOLAS
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
Prof. Cinthya Cimione França, Melina Klaus, Okçana Batini, Vilse Vidote e Samira kSOUR
PALMAS
2013
A Gestão democratica representaum desafio nas politicas da educação e no cotiano da escola. Segundo a LDB nos seus artigos 14 e 15 o sistema define as normas de gestão do ensino publico na educação basica e asseguram as unidades escolares publicas que integram grau de autonomia pedagogica e administrativa e de gestão financeira respeitando as normas do direito financeiro público.
A escola publica vem sendo valorizada, oferecendo oportunidade aos alunos para saber e saber fazer de forma critica como, condiçãopara sua participação ativa na vida social principalmente para melhorar suas condições de vida.
A gestão democratica vem e é uma preocupação que vem sendo estudada, que propoe relevante valor social. O papel das relações humanas na gestão, o poder do gestor no ambito educacional os conselhos escolares e projetos politicos – pedagógicos é um instrumento de transparencia. Estes conselhos deram suporte para melhoria da qualidade no sistema de qualidade do sistema de ensino publico. Estes conselhos contam com a participação da comunidades escolares, dando abertura para a gestão participativa.
O professor que acredita que é facil ser um tutor.
Temos a questão do professor ausente.
CONCIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho nós deu a oportunidade de saber como funciona o sistema de ensino publico, conclui-se que a gestão participativa é importante para o bom andamentos das