Acidentes com ferramentas manuais
- Acidentes com animais peçonhentos. Cobras, aranhas, escorpiões taturanas e abelhas são os mais freqüentes;
- Exposição a agentes infecciosos e parasitários endêmicos que provocam doenças como a esquistossomose, malária e etc;
- Exposição a radiações solares por longos períodos podendo ocasionar câimbras exaustão por calor, envelhecimento precoce e câncer de pele.
- Exposição ao ruído e à vibração devido ao uso de tratores, motosserras, colheitadeiras etc. O ruído provoca perda auditiva progressiva, fadiga, irritabilidade, aumento da pressão arterial, distúrbios do sono etc. A vibração ocasiona desconforto geral, dor lombar, degeneração dos discos intervertebrais, a “doença dos dedos brancos” e etc.
- Exposição a partículas de grãos armazenados, ácaros, pólen detritos de origem animal, componentes de células de bactérias e fungos que provocam doenças respiratórias, como a asma ocupacional e as pneumonites por hipersensibilização.
- Ler/Dort: Lesões por Esforços Repetitivos/ Doenças Osteomunsculares Relacionadas com o Trabalho, ocasionadas pela divisão e ritmo intenso de trabalho com cobrança de produtividade, jornada de trabalho prolongada, ausência de pausas e outros aspectos da organização do trabalho.
- Exposição a fertilizantes que podem causar intoxicações graves e mortais.
- Exposição a agrotóxicos podendo ocorrer sintomas agudos (náusea, cefaléia, tontura, vômito, parestesias, coma, morte) ou sintomas crônicos (paresia e paralisia reversível, ação neurotóxica retardada irreversível, pancitopenia).
Causas de acidentes de trabalho
As causas dos acidentes podem decorrer dos seguintes fatores como: condições inseguras, ato inseguro e fator pessoal inseguro.
Condições Inseguras
São os defeitos, irregularidades técnicas, falta de dispositivos de segurança e as condições do meio em que o trabalho é realizado, com riscos para a vida e a saúde do