Acidente vascular cerebral
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Neuroanatomia do Curso de da Faculdade São Paulo de
Prof.
ROLIM DE MOURA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TIPOS DE AVC 4
1.1 AVC ISQUÊMICO 4
1.2 AVC HEMORRÁGICO 4
1.2.1 Diagnóstico 4
2 TRATAMENTO 5
2.1 REABILITAÇÃO FACIAL 5
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
O AVC é uma interrupção do fornecimento de sangue para áreas cerebrais. Trazendo muitas complicações e deixando sequelas, podendo levar à morte. Dependendo da área afetada a função do local vai estar prejudicada ou totalmente comprometida. Neste trabalho vamos falar sobre como funciona o AVC e quais os cuidados necessários para prevenir reabilitar e o paciente.
1 TIPOS DE AVC
1.1 AVC ISQUÊMICO
Consiste na oclusão de um vaso sangüíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro. Essa oclusão pode ser causada por Aterosclerose que é uma condição na qual há o acúmulo de placas de gorduras nas paredes das artérias. Esse material gorduroso engrossa, endurece (forma depósitos de cálcio) e eventualmente pode bloquear as artérias. Também por um coágulo pode se desprender de outro lugar nos vasos sanguíneos do cérebro ou alguma outra parte do corpo e se deslocar até o cérebro para bloquear uma artéria menor.
1.1.1 AVC HEMORRÁGICO
Existe hemorragia (sangramento) local, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros, levando a sinais nem sempre focais. As artérias mais afetadas são: artéria carótida interna e artéria cerebral média.
1.1.2 DIAGNÓSTICO
Logo que se tem a suspeita clinica, isso imediatamente quando a vitima chaga no hospital no serviço de emergência é feito a realização de exames de neuroimagem como: tomografia de crânio ou ressonância