Ergonomia
A utilização do computador como uma ferramenta de trabalho diário, deve preceder de algumas atenções para que a sua saúde não seja prejudicada.
Um dos maiores e mais freqüentes problemas que ocorrem com os usuários de computador é a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Um dos fatores que ocasionam a LER é a postura (ergonomia) incorreta do usuário.
Algumas regras básicas de ergonomia para usuário de computador:
Alternância postural.
O mobiliário ergonômico para informática deve possibilitar a alternância postural da coluna, dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas).
Pés apoiados no chão.
O uso diário de computadores é uma realidade. Para favorecer a alternância da posição dos membros inferiores os pés devem estar apoiados no chão, podendo assim assumir posições diferentes.
O conforto dos membros inferiores pode também ser complementado pelo descanso de pé.
Conforto acional e visual.
Considerando as pessoas sentadas trabalhando com os pés apoiados no chão é necessário prever regulagens de alturas independentes da tela e do teclado.
A regulagem horizontal da superfície de apoio da tela se faz necessária para satisfazer as zonas de conforto visual das pessoas, para favorecer a projeção do tronco para trás e igualmente da tela.
A regulagem de altura da tela deve considerar a borda superior da tela no mesmo nível do olho do usuário, e a altura do plano de digitação próxima à altura do cotovelo.
Apoio das mãos.
O apoio das mãos durante a digitação é importante pois evita que o usuário flexione excessivamente o punho. A manutenção do punho neutro é ergonomicamente recomendada.
Dicas Ergonômicas para quem trabalha com computador:
1- A cadeira deve ser estofada, e de preferência, com tecido que permita a transpiração;
2- A altura da cadeira deve ser regulável. A altura certa de sua cadeira de