acidente vascular cerebral
De
Ciências
Nome : Brenda Dos Santos
Numero:06
Série :7ªD
AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Tipos de AVC
Acidente Vascular Isquêmico:falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.
Acidente Vascular Hemorrágico: sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Sintomas
Acidente Vascular Isquêmico
- Perda repentina da força muscular ou da visão
- Dificuldade de comunicação oral
-Tonturas
- Formigamento num dos lados do corpo
- Alterações da memória
Acidente Vascular Hemorrágico
- Dor de cabeça
- Edema cerebral
- Aumento da pressão intracraniana
- Náuseas e vômitos
-Déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico
Infarto do miocárdio
O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco (miocárdio), que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sangüíneos que irrigam o miocárdio(artérias coronárias) podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração. As placas de gordura localizadas no interior das artérias podem sofrer uma fissura causada por motivos desconhecidos, formando um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento desangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio. Esta situação vai levar à morte celular