acidente no trâsito
Chega !!! Não podemos aceitar mais que o trânsito de nossa cidade continue esse caos, vitimando tantos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas !!!
Todos nós sabemos que a violência no trânsito tem um custo altíssimo para o país. Anualmente, milhares de vidas são perdidas por causa de acidentes nas rodovias e nas ruas de nossas cidades, e juntamente com perdas vitais há ainda um enorme prejuízo com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências, etc.
Diversos estudos têm demonstrado que a marginalização, a criminalidade e a violência no trânsito são produtos complexos oriundos de diversos fatores psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais de uma comunidade. Assim, a busca de soluções para essas questões negativas deve surgir de uma aplicação integrada das políticas públicas de segurança, de saúde, de educação e de desenvolvimento social, entre outras.
Existem várias alternativas que têm sido aplicadas em outras localidades do país, alcançando significativos resultados na melhoria direta no trânsito. Em nossa comunidade, o prof. Jonair Rocha tem debatido o assunto de forma veemente, buscando despertá-la para resolver a questão. Dessa forma, parte desse trabalho se inspira em suas idéias.
- A primeira ação a ser desenvolvida deve ser a estruturação de uma “Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança”, com intuito de desenvolver de forma responsável a política de segurança comunitária. Geralmente, faz parte dessa estratégia a criação da “Guarda Municipal de Trânsito” para atuar na Fiscalização e Operação de Trânsito, Planejamento Operacional de Trânsito, e Proteção Comunitária. A “Guarda de Trânsito" deve possuir uma estrutura organizacional própria, com sede, pessoal de carreira, além de veículos e equipamentos diversos, como por exemplo: radares, bafômetros e “taser” (arma não letal).
- Em cidades com poucos habitantes