Acidente elétrico no trabalho
Depoimento do trabalhador que quase sofreu um acidente no setor elétrico:
“Coloquei a escada, me posicionei e subi. Nesse momento que eu coloquei a mão na bucha primária do transformador, percebi que tinha energia ali. Quando eu olhei, a chave estava fechada. Então eu só não sofri o acidente de origem elétrica devido as luvas”
Retirado do vídeo “Saúde e segurança: Setor Eletricidade.” http://www.youtube.com/watch?v=ErrnpvCiug4
Desenvolvimento
O trabalho no setor elétrico exige sempre atenção e trabalhos redobrados. Segundo dados do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), só no ano de 2010 foram registrados 129 mil acidentes de trabalho no setor elétrico no país. Desses, 315 foram fatais. Segundo especialistas, treinamento e segurança são fundamentais para evitar acidentes desse tipo. A maioria dos casos registrados acontecem por erros humano, por conta do espaço de trabalho inadequado ou pela falta de equipamentos que os próprios funcionários deixam de utilizar na hora de realizar suas atividades. Portanto, é importante ressaltar que embora seja responsabilidade da empresa o papel de instruir seus empregados quanto às normas de segurança, e também garantir um ambiente de trabalho seguro, é dever de o funcionário colocar isso em prática, seguindo todos os procedimentos que lhes foram ensinados e usando todos os equipamentos de segurança disponibilizados pela empresa para que não ocorra nenhuma fatalidade. Afinal, só mesmo a consciência preventiva é capaz de não permitir que isso aconteça.
Caso contrário, o funcionário sofrerá o risco de sofrer lesões, podendo ser de eletrocussão (fatal), queimaduras, choque elétrico e até mesmo quedas ocasionadas por estes choques.
O empregador que trabalha no setor elétrico, antes de exercer qualquer atividade, deve tomar determinadas providências. Os primeiro passos, é seccionar o circuito, ou seja, desligar o conjuntor, e em seguida, se