Acidente de transito
INSTITUTO DE FÍSICA
A FÍSICA É CAPAZ DE DETERMINAR A VELOCIDADE EM ACIDENTES DE TRANSITO?
LARA ROSSANA RASTRELO
Uberlândia - MG
2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
INTITUTO DE FÍSICA
A FÍSICA É CAPAZ DE DETERMINAR A VELOCIDADE EM ACIDENTES DE TRANSITO?
Projeto de Pesquisa apresentado para a disciplina Projetos de práticas pedagógicas II do curso de física da Universidade Federal de Uberlândia.
Orientador: Dr.Noelio.
LARA ROSSANA RASTRELO
Uberlândia - MG
2010
sumário
1- INTRODUÇÃO 01
2- OBJETIVOS 02
3-JUSTIFICATIVA 03
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO 04
5- MATERIAIS E MÉTODOS 08
6- REFERÊNCIAS 09
1-INTRODUÇÃO
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio PCN’s ,o ensino de física deve ser pautado na interdisciplinaridade e contextualização.1 Neste sentido o ensino de mecânica que ainda é pautado na memorização de formulas e não no ensino e discussão de conceitos e experimentação.2
Vale lembrar uma crítica ao ensino médio Brasileiro, muitos educadores não entendem que o ensino tanto de física como o de outras matérias deve-se objetivar não apenas ser acesso ao ensino superior e sim de tornar o aluno um cidadão consciente e capaz de explicar/identificar no cotidiano as situações físicas envolvidas. Isso por que muitos dos alunos que estão no ensino médio não terão acesso ao ensino superior.
Os materiais didáticos para o ensino de mecânica são fartos, a maioria das simulações e animação disponíveis é na área de mecânica.
Utilizar uma situação cotidiana é fundamental para o ensino de física. No caso os acidentes de transito é um tema rico para discutir os temas das colisões e conservação da energia.
. Com series na televisão como a CSI que difundiram o trabalho da pericia cientifica, e questões nos jornais que sempre colocam em dúvida se é possível os físicos