Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras
INTRODUÇÃO
Ao iniciar o presente trabalho, apresentando o tema Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras, tem-se como objetivo refletir sobre a expansão da inclusão digital por meio da internet banda larga entre as famílias brasileiras nos últimos anos.
Entender como a classe C, a chamada “nova classe média” brasileira, tem um importante papel nesta expansão digital.
Analisar como a nossa sociedade vêm reagindo às novidades tecnológicas.
Qual o impacto da inclusão digital na vida das pessoas, das famílias e da sociedade como um todo?
Como superar a necessidade de adaptação a essa realidade digital?
DESENVOLVIMENTO
É cada vez mais reconhecida a importância e a influência que o acesso à internet através de banda larga possui na vida das pessoas, especialmente dos brasileiros.
O Plano Real nos anos 90, possibilitou o aumento da renda, do poder aquisitivo, à política de juros baixos, maior parcelamento das contas, financiamentos facilitados, serviços e produtos mais baratos.
Com isto surge uma “nova classe média”, a classe C, que tem elevada a sua posição na hierarquia socioeconômica e passou a ser considerada como “potenciais consumidores.
No princípio esta parcela da população investiu em casas, carros, móveis e eletrodomésticos.
Agora, já com a demanda por bens duráveis saciada, a classe C investe em serviços e lazer, em busca da qualidade de vida como fronteira do conforto. Incorporam bens que ainda não possuem como computadores mais modernos e avançados, notebooks, tablets, celulares mais modernos, TV a cabo, viagens e internet banda larga.
O acesso à internet em alta velocidade não é mais encarado como supérfluo pelas famílias brasileiras, porque entra como um item da linha de educação. Garantir boas condições de educação para os filhos é