acesso remoto
Zack Stern, PC World/EUA
26/05/2009 - 08h00 - Atualizada em 27/05/2009 - 23h02
Imprima
Mais +
Imprima
Mais +
Use o Windows Remote Access para monitorar, controlar e gerenciar um PC à distância – mesmo com uma versão do Windows diferente.
Precisa daquela planilha ou apresentação que ficou no PC do escritório? Quer copiar ou assistir aquele vídeo que deixou baixando no computador de casa? Precisa auxiliar um funcionário distante com problemas no PC? Para resolver problemas desta natureza existe o acesso remoto.
Trata-se de um tipo de solução que combina internet ou rede (ou ambos) e o uso de um aplicativo específico. Este aplicativo pode fazer parte dos recursos disponíveis no sistema operacional ou ser um software independente - neste caso, uma porção do aplicativo fica instalada na máquina que será acessada remotamente e outra no PC a partir do qual o acesso é feito.
Uma vez conectado, o usuário verá na tela do computador que estiver usando naquele momento todas as informações que estão no outro PC. Caso mova o mouse, estará movimentando o cursor do PC remoto; se acionar um aplicativo, será naquele sistema que o programa em questão será iniciado.
Utilizar o acesso remoto não é tão complicado quanto se pensa e você verá aqui como fazer isso utilizando ferramentas no próprio Windows.
Habilite o acesso
O Windows Remote Access é a ferramenta da Microsoft para permitir que se conecte PCs remotamente sem precisar instalar softwares adicionais.
Mas ela possui uma limitação: somente PCs com Windows XP Pro, Windows Vista Business e Windows Vista Ultimate podem ser acessadas remotamente (ou serem hosts). Já qualquer sistema com Windows (XP ou Vista) pode ser usado para acessar um PC remoto.
Dito isso e para que um computador possa ser acessado remotamente, é preciso que o administrador do sistema habilite este tipo de ação, justamente por questões de segurança.