Acesso remoto
CATARINENSE – CAMPUS SOMBRIO
Daniela de Souza Echart Martins
Jean Elias
Acesso Remoto a
Computadores
Sombrio-SC
2011
Acesso Remoto VNC
VNC significa Virtual Network Computing, é um programa que permite visualizar e interagir com o desktop de um computador em qualquer parte do mundo. O VNC se divide em dois módulos: o módulo servidor e o módulo cliente. O módulo servidor deve ser instalado no micro que ficará acessível, bastando usar o módulo cliente para acessá-lo de qualquer outro lugar. O mais interessante é que os módulos são inter-compatíveis, ou seja, você pode acessar uma máquina rodando Linux a partir de outra que roda Windows, ou mesmo acessar ambas a partir de um Pocket PC com rede wireless.
O programa exibe uma janela com o mesmo conteúdo da área de trabalho do micro que está sendo acessado, permitindo que você o utilize como se estivesse de frente para ele.
A versão original do VNC foi desenvolvida pela AT&T e substituiu rapidamente programas de acesso remoto como o PCAnywhere e o LapLink, que eram bastante usados na década de 1990. Esta versão não é mais desenvolvida, mas a licença open-source permitiu que surgissem versões aprimoradas, que incorporam recursos adicionais.
Vantagens: O VNC é completamente gratuito; Múltiplos usuários podem se conectar ao mesmo desktop, ideal para treinamento ; Se a sua conexão cair, você não perde a sessão do VNC. Basta reconectar e as aplicações remotas estarão exatamente do mesmo jeito que estavam antes da conexão cair. O visualizador do VNC é um programa de menos de 160Kb roda em Windows, OS/2, Linux, Unix, Amiga, Mac. O VNC utiliza TCP/IP, portanto você pode controlar outro computador via Internet.
Desvantagens: O VNC não é capaz de discar ou de aceitar conexões via modem por si só. Ele funciona via TCP/IP exclusivamente.
O VNC não inclui recursos de impressão ou de cópia de arquivos do micro