Acesso ou dificuldades aos serviços sociais
Podemos definir o serviço público como uma prestação estatal de natureza essencial,secundária ou ainda conveniente para fornecer a população do estado serviços que possibilite o prosseguimento de vida comum,bem como desempenho de atividades que proporcione a todos condições de de sobrevivência e ainda lazer e outras coisas não tidas como essenciais mas que fazem parte da vida cotidina e moderna. Os serviços públicos são criados e mantidos pelas administrações das coletividade e, principalmente, para garantir os direitos da população. Todo serviço público é regulamentado por leis e decretos que determinam a quem aquele serviço se destina, quem é o responsável por executá-lo, o que ele oferece, como deve funcionar, etc Na gestão do atendimento, o setor público necessita, ainda, superar alguns desafios que são:elevar o padrão dos serviços prestados aos cidadãos através de incrementos da capacidade de organização públicas para fornecerem os serviços desejados pelos mesmos e estimular a participação dos cidadãos no processo de melhoria do atendimento prestado pelas organizações por meio da indução ao controle social. Com isso, o cidadão se torna mais exigente em relação aos serviços públicos a que tem direito.
A prestação de serviços públicos abrange setores essenciais para a sociedade. Nas diferentes esferas governamentais, seja municipal, estadual ou federal, a prestação desses serviços mobiliza milhares de trabalhadores, vistos como agentes de transformação a serviço da cidadania.
Afinal, o que realmente significa a prestação de serviços públicos e qual a imagem que a sociedade brasileira faz dela, em especial em uma época de constante pressão sobre a administração pública, que requer, entre outras coisas, valorização da eficiência.
O serviço público é caracterizado pela tentativa do estado em ofertar determinados serviços com o objetivo de atender necessidades básicas da população como: saúde, educação, transportes, entre outros. O