Acessibilidade de sites
Acessibilidade de Sites para Deficientes Visuais
Porto Alegre
2014
O uso do computador ajuda no desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais, facilitando o aprendizado com os recursos de escrita, leitura e pesquisa de informação. Seguindo algumas regras simples de diagramação, o deficiente visual pode “visualizar” qualquer página disponível na Internet.
Tecnologias existentes:
Slimware Window Bridge - O primeiro programa de leitura de telas. Recebeu um prêmio internacional em 1996 como uma contribuição importante para o desenvolvimento tecnológico.
BR Braille - Programa transcritor de textos em caracteres Braille para caracteres alfanuméricos em português, desenvolvido pela faculdade de engenharia elétrica e de computação da UNICAMP. Um programa gratuito que pode ser baixado pela internet.
Braille Creator - Software que permite criar textos em Braille no computador com vários recursos e é compatível com as principais impressoras Braille no mercado.
Braille Fácil - Programa que permite digitar diretamente ou importar um texto de um editor de texto convencional para preparar textos que podem ser enviados para uma impressora braille.
Dolphin - Esse software inclui um leitor de tela para cegos e um ampliador de tela para pessoas com visão subnormal.
DOXVOX - Um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. Foi o primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil. Desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais.
Jaws –O “Jaws for Windows” da norte-americana Freedom Scientific possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. Apesar do seu preço extravagante, o Jaws é considerado atualmente o leitor de tela