acentos
O acento agudo ( ´ ) é colocado sobre as letras a(s), e(s), i(s)', o(s)' e u(s)', e sobre o e no grupo em(ns), indica que essas letras representam as vogais tónicas / tônicas da palavra.
Exemplos: carcará, caí, armazém.
Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto.
Exemplos: lépido, céu, tóxico.
Acento circunflexo[editar | editar código-fonte]
O acento circunflexo ( ^ ) é colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado.
Exemplos: lâmpada, pêssego, supôs, Atlântico.
Til[editar | editar código-fonte]
O til ( ~ ) indica que as letras a e o representam vogais nasais.
Exemplos: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã.
Acento grave[editar | editar código-fonte]
O acento grave ( ` ) indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomes demonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes demonstrativos de terceira pessoa aquele(s), aquela(s) e aquilo.
Exemplos: à, às, àquele, àquilo.
Obs.: Quando seguidas de m ou n, as letras a, e, o representam vogais nasais, comumente fechadas, recebem acento circunflexo, e não agudo.
Exemplos: câmara.
Obs. 1.: A única exceção ocorre nas terminações -em, -ens em que se usa acento agudo (porém, contém, provém, parabéns), a não ser nas formas da 3ª pessoa do plural, quando passa a usar o circunflexo.
Obs. 2.: Há palavras em que o uso do acento agudo ou circunflexo pode ser escolhido pelo escritor como: abdómen/abdômen, cómico/cômico, fénix/fênix, fónico/fônico, gémeo/gêmeo, pónei/pônei, tónico/tônico, vólei/vôlei.
Trema[editar | editar código-fonte]
O trema ( ¨ ), conforme o novo acordo ortográfico, pode ser aplicado somente nas palavras derivadas de nomes próprios de origem estrangeira. 1
Exemplos: