aceleração
A aceleração é a taxa temporal de variação da velocidade, ou seja, é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Como a própria velocidade é uma rapidez, poder-se entender a aceleração como a velocidade da velocidade. Num gráfico v X t, seu módulo é dado pelo coeficiente angular da reta tangente ao ponto correspondente.
Em Física, a aceleração (símbolo: a) é a taxa de variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo ou velocidade/tempo. Em unidades do Sistema Internacional, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). No CGS, é quantificada em Gal, sendo que um Gal equivale a um centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²). Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto da velocidade. Para isso, a aceleração precisa ter componente negativa na direção da velocidade. Isto não significa que a aceleração é negativa. Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme. Acelerar um corpo é variar sua velocidade em um período de tempo. A aceleração instantânea é dada por:
a = a é o vetor aceleração; v é o vetor velocidade; t é o tempo.
Aceleração escalar média
Quantitativamente, a aceleração escalar média () de um móvel é obtido pelo quociente entre a variável da sua velocidade escalar instantânea (v) e o intervalo de tempo () correspondente.
= =
Aceleração escalar instantânea
A aceleração escalar instantânea também é uma grandeza física que mede a rapidez com a qual a velocidade escalar de um móvel varia. No entanto, o intervalo de tempo () em que ocorre essa variação tende a valores muito pequenos. Nesse caso, a aceleração escalar média () tenderá à aceleração escalar instantânea (a). Utilizando o conceito de limite, é possível representá-la assim: =
Unidade de aceleração
Como decorrência da definição, é