Aceleração
Vimos em aulas anteriores que um movimento pode ser caracterizado pela sua velocidade. Por esse motivo, a velocidade de um movimento é uma grandeza física muito importante na análise de um movimento.
Em nosso cotidiano, em boa parte das vezes realizamos movimentos que possuem velocidades que variam no decorrer do tempo: aumentamos a velocidade do carro para realizar uma ultrapassagem ou desviar de um pedestre, corremos para atravessar a rua e depois diminuímos a velocidade, o motorista de um ônibus diminui a velocidade utilizando o freio, etc.
Sempre que em um movimento ocorre uma variação de velocidade, surge uma grandeza física nesse movimento. Essa grandeza recebe o nome de Aceleração (a).
Podemos definir a aceleração de um corpo como sendo a grandeza física que relaciona a variação da velocidade de um corpo num determinado intervalo de tempo.
Matematicamente, temos: a = ∆v , onde: a = aceleração (m/s2); ∆t ∆v = variação da velocidade (m/s) ∆t = variação do tempo (m/s)
A unidade de aceleração no Sistema Internacional é o m/s2.
Se necessitarmos, podemos utilizar a definição de variação (∆) na expressão acima e teremos: a = ∆v = vf – vi , onde: a = aceleração (m/s2); ∆t tf – ti vf = velocidade final do corpo (m/s); vi = velocidade inicial do corpo (m/s); tf = instante de tempo final (s); ti = instante de tempo inicial (s).
PROBLEMAS:
1) A velocidade de um corpo varia de 5m/s para 20m/s em 3s. Calcule a aceleração média do corpo, neste trecho.
Dados:
vi = 5m/s a = ∆v → aplicando a definição de variação em cima → a = v2 - v1 → a = 20 - 5 → a = 15→ a = 5m/s2
Vf = 20m/s ∆t ∆t 3 3
∆t = 3s 2) Calcule a aceleração média de um carro, sabendo que a sua velocidade varia de 4m/s para
12m/s em 2s.
a = 4m/s2 3) O anúncio de um certo tipo de automóvel, menciona que o veículo, partindo do repouso, atinge a velocidade de 108 m/s em 6 segundos. Qual a aceleração escalar