Acantocéfalos
1. Taxonomia (grupos) – Classes e Ordens Corynosoma wegeneri Apororhynchus hemignathi Archiacanthocephala: é uma classe de vermes do filo Acantocephala.
Ordens: Apororhynchida Thapar, Gigantorhynchida, Moniliformida Schimidt e Oligacanthorhynchida.
.
Probóscide de um Rhadinorhynchus sp.
Paleacanthocephala: é uma classe de vermes do filo Acantocephala.
Ordens: Echinorhynchida e Polymorphida. Pallisentis fractus
Eoacanthocephala: é uma classe de vermes do filo Acantocephala. São considerados os mais evoluídos da classe.
Ordens: Gyracanthocephala e Neoechinorhynchida.
2. Distribuição Geográfica
A distribuição geográfica desses parasitas é ampla nas bacias dos rios Orinoco e Amazonas. Mas pode-se afirmar que estes parasitas existem por várias partes do mundo isso porque seus hospedeiros podem estar no homem. Pelo fato de consumir alimentos de origem animal como peixes, suínos e aves contaminados por estes parasitas.
3. HÁBITOS DE VIDA
Muitos são de vida livre, sendo encontrados em ambientes terrestres, água doce ou salgada. Como é um filo de parasitas também podem estar presentes em muitas espécies de peixes, anfíbios, pássaros e mamíferos.
4. ESPÉCIE DE IMPORTÂNCIA PARA O HOMEM
Prostenorchis elegans este parasito é importante pela elevada patogenicidade e pela dificuldade de se estabelecer estratégias de controle do hospedeiro intermediário, considerando que estes parasitos faram estudados em invertebrados que fazem parte do habitat Natural. Para uma espécie ameaçada de extinção, como o mico-leão-da-cara-dourada, a realização de novas pesquisas da fauna parasitária é de fundamental importância para a sobrevivência de