Acadêmico de ciências contábeis
Questões Dissertativas
Questão 1 (0,1875) ( Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R: Não, pobreza significa possuir poucos bens e escassez significa mais desejos do que bens para satisfazê-los, mesmo que haja muitos bens.
Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
R: Para Keynes, o estado deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida da população, mediante um eficaz controle das contas internas e externas, bem como estimular investimentos.
Questão 3.(0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
R: Impostos diretos: incidem diretamente sobre o rendimento ou o patrimônio dos contribuintes. Impostos indiretos: incidem sobre a utilização desse mesmo rendimento ou patrimônio.
Questão 4. (0,1875) (Tema 4)
Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil financeira dos custos de produção.
R: As principais diferenças são: custos de oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto a empresa efetivamente pagou para comprar ou alugar os insumos, a análise econômica baseia-se nos custos de