Acadêmica
Instituto de Saúde Coletiva
Curso de Farmácia
ATIVIDADE DE PESQUISA
Nazaré Carneiro da Silva
Santarém- PA
2014
Questões da Pesquisa
a)
Qual o nome da substância escolhida? Quinina
b)
Desenhar sua estrutura química.
Figura 1: Forma estrutural da Quinina (VIEGAS,2006)
c)
Qual a classe de metabólitos secundários a que essa substância pertence?
A quinina pertence à classe de alcaloide, (Goodman & Gilman,2012).
d)
Quais são as características dessa classe de metabólitos secundários?
Os Alcalóides são substâncias orgânicas nitrogenadas, com caráter básico e estrutura complexa, geralmente heterocíclica, que constituem princípios ativos vegetais, e que exercem, sobre os animais, ação fisiológica pronunciada. São encontrados em plantas, principalmente as fenerógamas, ranunculares, papaverpaceas e solnáceas, em combinação com os ácidos acético, oxálico, tartárico, cítrico, e também com ácidos minerais, como o fosfórico e o sulfúrico. Os Alcalóides contêm, geralmente, carbono quiral. São opticamente ativo. Têm reação alcalina (de onde vem o nome de alcaloide) e formam sais com ácidos. Podem ser classificados quimicamente em função do núcleo nitrogenado de que se derivam. Assim, possuem derivados piridina: a coniína e a nicotina; da pirrolidina: a atropina e a cocaína; da quinolina: a quinina e a estricnina; da isoquinilina: a papaverina e a morfina; e da purina: a xantina e a cafeína, (AMARAL, 1995).
O número de Alcalóides conhecidos exerde 5.000. Eles são particularmente interessante porque a maioria se caracteriza por alto nível de atividade biológica, (CAREY,2011).
Os alcalóides mais importantes da espécies de Cinchona, são os dois pares de compostos isômeros: (a) quinina e quinidina; (b) cinchonina e cinchonidina. Dos quatro, a quinina se mostra a mais ativa contra malária. Estes Alcalóides existem também nas formas epi, que são inativas, (KOROLKAVAS et al., 2013).