Academicismo
O termo academicismo refere-se a todo o sistema de arte institucionalizado. Como dito anteriormente, o ensino acadêmico de artes no Brasil foi baseado nos princípios das academias européias de arte e foi implantado pela Missão Francesa durante o período do neoclassicismo. A arte acadêmica é caracterizada pela tentativa de manter com rigor técnicas, estéticas e regras formais das academias de arte. Seguindo os padrões neoclássicos é representada a pintura histórica e a retratista em geral, sendo a representação da figura humana mais valorizada que a pintura de paisagens. A pintura deveria ser recriada pelo artista com uma beleza ideal, e não retratando a realidade. As pinturas se caracterizam pela composição geométrica, desenho rigoroso e linear. Sendo a linha uma grande importância em detrimento da cor, que são sombrias e o tom geral é frio e sem variação cromática. A pintura busca pela perfeição estética e pelo tratamento elaborado da luz (claro-escuro).
A pintura de paisagem é representada a natureza através da pintura ao ar livre. Observando a natureza e suas variações, aproveitando a luminosidade e contraste claro-escuros. Dando um efeito natural na pintura, mas um natural corrigido e exibindo suas formas idéias. vista do cavalão – Jorge Grimm
A pintura retratista é elaborada a partir de um modelo vivo, fotografias, documento, ou com o auxilio da memória. As figuras são representadas com extrema atenção aos detalhes, os rostos sérios quase sem expressão, os contornos eram claros e bem delineados, as cores, puras e realistas, e a iluminação, límpida.
Auto retrato Jean-Auguste Dominique Ingres
A arquitetura é inspirada nos valores estéticos do classicismo, difundindo o retorno das formas estáticas, de tratamento linear e em superfície, apresentando uma arquitetura com certo aspecto purista e severo.
Caracterizam-se pela clareza construtiva, simplicidade formal, com cornijas e platibandas com vasos e estatuas ou mesmo