Pinacoteca - Academicismo
O academicismo se refere a todo o sistema de arte institucionalizado no país, teve como influências as academias de arte da Europa, é um método de ensino artístico profissionalizante de nível superior, equivalente ao ensino universitário moderno. No Brasil, foi introduzido no período de vigência do neoclassicismo, possuía laços com o poder político da época, deixou heranças que sobreviveram às transformações provocadas pelo modernismo.
Acervo da Pinacoteca do Estado
Identificação da obra
Nome: Estudo para libertação dos escravos
Autor: Pedro Américo
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 138,5x199cm
Data: 1889
Descrição da Obra: Na obra há um grupo de escravos ao centro, ajoelhados diante de uma figura representando a liberdade, há também a representação da Princesa Isabel, da música e do amor por outras figuras, é possível identificar as cores: azul, verde, vermelho, branco, marrom, laranja.
Análise da Obra: Na obra é representada a comemoração das leis, como as que libertavam os novos descendentes de escravos e os com mais de 60 anos. É possível concluir que a obra reflete sobre o período de transição entre Império e República.
Exposição: Projeto Octógono Arte Contemporânea
Identificação da obra
Nome: Casamata
Autor: Laerte Ramos
Técnica: Técnicas tradicionais sobre o prisma, materiais como o barro, mármore e cerâmica
Data: 1978
Descrição da Obra: Na obra o artista cria uma série de modelos de moradas a partir da junção de formas geométricas simples como esferas e cubos. São mais de 100 Casamatas no Octógono, interagem com o espaço banhado de luz, no qual as paredes exibem a alvenaria de tijolos. As cores são: principalmente branco, e verde.
Análise da Obra: O artista faz um paralelo dessas pequenas construções com as habitações que os pássaros conhecidos como João-de-barro constroem. O significado da obra é o de uma construção baixa, um abrigo fortificado, às vezes blindado, e tem como finalidade instalar armas,