Academia
A prática de atividades físicas tem sido altamente valorizada nos dias atuais, tendo em vista os diversos fatores que abalam a estrutura qualitativa da vida humana. O stress das grandes cidades, questões ligadas ao sedentarismo, má alimentação, entre tantos outros fatores, são elementos significativos que impulsionam as pessoas a procurarem válvulas de escape, capazes de minimizar esses efeitos deteriorantes da qualidade da existência.
Este interesse humano na busca por qualidade de vida, tem impulsionado muitas pessoas a usufruírem da potencialidade dos exercícios físicos, sejam eles realizados em instalações esportivas convencionais ou mesmo aqueles realizados em contato direto com o meio ambiente natural. No caso da presente pesquisa, foco o interesse em atividades físicas realizadas em academias de ginástica.
Nessa ótica de reflexão, as academias de atividades físicas são espaços representativos desse novo olhar sobre a prática de exercícios, oferecendo, inclusive, para a população urbana, a possibilidade da prática regular, o que tem um papel decisivo no contexto na melhoria do bem-estar geral (SABA, 2001).
A população está cada vez mais se preocupando com a melhoria da qualidade de vida e esta conscientização, a respeito da importância do exercício físico, de acordo com GUARNIERI (1997), vem proporcionando um grande aumento de público nas academias de ginástica.
2. Objetivo
O presente estudo centrou-se no propósito de investigar, junto à população frequentadora de academias, quais os fatores diretamente relacionados à aderência e manutenção das atividades, ampliando as possibilidades de compreensão desse universo focalizado.
3. Metodologia
Pesquisa Bibliográfica (revisão de literatura sobre aspectos relacionados à temática em foco).
Pesquisa Exploratória (questionário aberto).
Público alvo (amostra): 33 pessoas freqüentadoras de academias, ambos os sexos, idades variando entre 16 e 60 anos.