Academia
Ainda falando de planejamento, uma parte importantíssima diz respeito ao capital inicial a ser investido. Para abrir uma academia de ginástica é preciso ter cerca de R$ 60 mil iniciais e esse montante será voltado, em boa parte, para a compra dos aparelhos. Esse dinheiro também inclui o aluguel do espaço (isso varia muito conforme a proposta do estabelecimento e do bairro) e abertura da firma.
Com o valor citado acima estamos nos referindo a um empreendimento de médio porte, em bairro de clássica média. O valor pode dobrar se for ser montada uma academia de luxo.
Pesquisa de mercado e localização ideal para abrir uma academia de ginástica
A pesquisa de mercado vai revelar pontos para todo o seu planejamento para abrir o negócio: o público em potencial. É conhecendo muito bem a sua clientela que o seu empreendimento terá sucesso ou será fadado ao fracasso. Talvez não seja uma boa atitude, por exemplo, encarar grandes redes de academia que já estão atuando na região em que você pensou em atuar. Isso por um motivo básico: você teria que comprar equipamentos do mesmo nível delas resultando em altos investimentos. Por isso, veja qual seria o possível consumidor que ainda não é atendido pelas academias. Talvez um público com uma determinada renda mensal ou faixa etária seja uma forma de identificar melhor quem será atendido. Veja com calma esses dados.
Também será possível retirar dessa pesquisa dados sobre a localização. Se o seu público-alvo é a classe C, que não costuma andar de carro, por exemplo, porque desperdiçar seu dinheiro alugando um espaço com estacionamento? Pense então em colocar a sua academia de ginástica em um local perto dos seus alunos, próximo a pontos de ônibus ou em locais de fácil acesso para eles. O local do seu negócio será definido quando as características do seu consumidor estiverem claramente reveladas.
Tudo depende de qual público alvo você quer atingir. Se for a classe média alta o seu