Acad Mico Pr
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1
Nome: Karen Loruama de Campos
1. De acordo com o exposto no capítulo, escreva com suas próprias palavras uma definição para ciência.
É ter conhecimento, é o saber. É uma linha de conhecimento prático e sistemático, baseado num método científico, organizado, que se pode comprovar como verdade. Porém, é uma busca constante de explicações e soluções, com consciência de seus limites.
2. Escolha e apresente três tipos de conhecimento.
Conhecimento Popular: É o que chamamos também de conhecimento empírico. São as opiniões das pessoas, o que acham, o que pensam, suas experiências e vivências. São os conhecimentos que normalmente não podem ser comprovados.
Conhecimento Religioso: É também conhecido como conhecimento teológico, partindo do princípio de que as verdades compreendidas são infalíveis, pois se tratam de revelações divinas.
Conhecimento Técnico: Este tipo de conhecimento provém da razão, principalmente na construção do conhecimento de como realizar algo, e os meios para que isso ocorra. Ele está na base da profissionalização.
3. Explique porque razões um pesquisador deve possuir um espírito científico e possuir ética.
Um pesquisador deve possuir espírito científico para que a sua investigação seja conduzida por uma linha de comprovação como verdade. O conhecimento científico é resultado de uma pesquisa apurada através da prática de demonstração ou experimento. Segundo Cervo Berviam(1983), espírito científico traz uma consciência crítica, objetiva e tem ação racional. Sendo assim: um pesquisar de espírito científico certamente a sua pesquisa terá seriedade, será imparcial e honesta, e tenha um relacionamento com a verdade em todos os aspectos.
4. Escolha e apresente as características de um tipo de raciocínio que pode ser adotado para desenvolver uma pesquisa.
Fenomenológico: Este método não deduz nem induz, ele considera que a realidade não é única, isto é,