Abstração Informal
INTRODUÇÃO:
O movimento artístico chamado abstracionismo foi uma tendência das artes plásticas desenvolvida no início do século XX na Alemanha. Surge com base nas experiências das vanguardas européias, que recusam a herança renascentista das academias de arte. As obras abandonam o compromisso de representar a realidade aparente, não reproduzem figuras nem retratam temas. O que importa são as formas e as cores da composição.
“ABSTRAÇÃO: Em geral, entende-se como abstração toda atitude mental que afasta ou prescinde do mundo objetivo e seus múltiplos aspectos. Refere-se, por extensão, no que tange à obra de arte e ao processo de criação, suas motivações e origens a toda forma de expressão que se afasta da imagem figurativa.” 1
Na escultura, os artistas trabalham principalmente o volume e a textura, explorando as possibilidades da tridimensionalidade do objeto. Há dois tipos de abstracionismo: o informal (ou subjetivo), que busca o lirismo e privilegia as formas livres, e o geométrico (ou objetivo), de técnica mais rigorosa e sem a intenção de expressar sentimentos nem idéias.
O abstracionismo informal recebe influência do expressionismo e do cubismo. Os artistas deixam a perspectiva tradicional e criam as formas no ato da pintura. Linhas e cores são utilizadas para exprimir emoções. Em geral, vêem-se manchas e grafismos. Um dos principais nomes do abstracionismo é Wassily Kandinsky (1866-1944), russo que vivia na Alemanha. Primeiro artista a definir sua arte como abstrata, ele leva o expressionismo a essa nova tendência. Outro nome importante do abstracionismo informal é o suíço Paul Klee (1879-1940).
Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), influenciadas pelo abstracionismo informal, surgem outras tendências artísticas, como o expressionismo abstrato e o abstracionismo gestual.
Diferentemente da história da abstração geométrica, a da