absorvedores industriais
Bruno Gomes
Bruno Zanellato
Sabrina Almeida
Murilo Martins
INTRODUÇÃO
¢
Os absorvedores são equipamentos utilizados para a absorção de gases ou vapores. A absorção é uma transferência de massa de fase gasosa para uma fase líquida. Ela consiste na transferência de um componente presente em fase gasosa para um líquido.
¢
Mais especificamente, no controle de poluição do ar, a absorção envolve a remoção de um contaminante gasoso de uma corrente gasosa por sua dissolução em um líquido.
¢
As medidas usualmente utilizadas para controlar este tipo de poluição são as medidas indiretas que são ações que visam à eliminação, redução, diluição, segregação ou afastamento dos poluentes ou então medidas diretas que são ações que visam reduzir a qualidade de poluentes descarregada na atmosfera, através da instalação de equipamentos de controle. USO
¢
Os gases efluentes passam através de absorvedores
(lavadores) que contém líquidos absorvedores que removem, tratam ou modificam os poluentes.
¢
Fazem a absorção de amônia, dióxido de enxofre, ácido fluorídrico, gás sulfídrico, hidrocarbonetos de baixo peso molecular. FUNCIONAMENTO
¢
Consiste no controle de poluição do ar, a absorção envolve a remoção de um contaminante gasoso de uma corrente gasosa por sua dissolução em um líquido.
¢
A absorção é um processo de transferência de massa que se dá devido a uma diferença de concentração entre os meios presentes. Esta transferência ocorre até que continue havendo diferença de concentração nos meios envolvidos.
¢
Entretanto, o equilíbrio não é tão facilmente atingido, uma vez que a diferença de concentração depende da solubilidade do soluto. EFICIÊNCIA
¢
Para o processo ser eficiente deve se analisar bem o tempo de contato, concentração do meio absorvente, velocidade de reação entre o absorvente, os gases e o coeficiente de transferência de massa.
¢
Entre as