Absor o Intestinal
Absorção = processo de transporte das moléculas simples através do epitélio intestinal
Distúrbios podem ocorrer na digestão ou na absorção
Mucosa do intestino delgado - grande área de superfície e células epiteliais com junções permeáveis.
ABSORÇÃO INTESTINAL
Definição: Movimento dos produtos da digestão através da mucosa intestinal. Os íons carregados e a maioria das moléculas de nutrientes não penetram livremente no epitélio GI Mecanismos de transporte especializados:
1. Transporte ativo / Ex: Na+ ,K+ -ATPase – intestino delgado e grosso
2. Transporte ativo secundário / Ex: Co-transporte (Na+ / glicose) e antiporte (Na+ /H+ )
3. Transporte ativo terciário / Ex: Trocador Cl- / HCO3 –
4. Transporte passivo / Ex: Canais de íons e zônulas oclusivas Absorção Paracelular X Absorção Transcelular
Após a digestão, os nutrientes simples que constituem o quilo atravessam as paredes do intestino delgado e passam para o sangue e para a linfa - absorção. Esta passagem faz-se através das vilosidades intestinais que se localizam nas válvulas coniventes. A existência destas estruturas torna a superfície interna do intestino delgado extraordinariamente maior do que as suas dimensões aparentam, facilitando assim a passagem de uma maior quantidade de nutrientes para o sangue. As vilosidades tratam-se de estruturas em forma de dedo, que revestem a parede interna do intestino delgado. No interior destas vilosidades encontram-se várioscapilares sanguíneos, bem como vasos quilíferos (vasos linfáticos). O seu exterior é revestido apenas por uma camada de células revestidas por microvilosidades.
Tratam-se de estruturas em forma de dedo, que revestem a parede interna do intestino delgado. No interior destas vilosidades encontram-se vários capilares sanguíneos, bem como vasos quilíferos (vasos linfáticos). O seu exterior é revestido apenas por uma camada de células revestidas por microvilosidades.
As vilosidades vão permitir a passagem