ABSENTEÍSMO
&
TURN OVER
SUMÁRIO
1......................................................................INTRODUÇÃO.
2......................................................................TURN OVER.
3......................................................................ABSENTEÍSMO.
4......................................................................SOLUÇÕES.
5......................................................................CONCLUSÃO.
2 – TURN OVER
Devido à grande competitividade, diversas ações devem ser movidas para manter um funcionário na empresa e o profissional de Recursos Humanos precisa identificar e diagnosticar as causas que elevam o índice de rotatividade de pessoal. A organização caracteriza-se pelo incessante fluxo de recursos que precisa para desenvolver suas operações e obter resultados. Um dos problemas que atualmente vêm preocupando os executivos da área de recursos humanos das organizações é exatamente a intensificação das saídas ou perdas de recursos humanos, provocando a necessidade de compensá-las através da intensificação das entradas.
Na área de RH, o cálculo de turn over tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários antigos por novos e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em manter os seus colaboradores. Um alto percentual de turn over, dependendo do tipo de atividade da empresa, é um indicador de que algo está errado, sendo necessária avaliação das causas de incapacidade de retenção do pessoal. As empresas de call center são bastante conhecidas por terem uma alta percentagem de turn over.
Como fatores internos pode-se citar a seleção mal feita, contratando uma pessoa inadequada para determinado cargo; o salário, que faz com que as pessoas migrem de uma organização para outra em busca de melhorias salariais,