Economia e mercado
a.1) O custo de oportunidade é um termo usado na economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
Exemplo:
Um exemplo clássico da literatura econômica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês e que o mercado absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
a.2) Definição de custo benefício é o melhor que você pode pagar pelo que você quer, ou seja é o menor valor pago pelo produto da melhor qualidade baseado no seu interesse. Exemplo é Yamaha YS250(começou em 2005) Fazer, se comparada com a Honda CB300(novo modelo 2010), Kawazaki Ninja 250(Importada final 2009) e Kasinski Comet EFI 250(novo modelo 2010) é a que possui melhor custo/benefício, pois tem o mesmo nível de tecnologia e desempenho com o menor preço, mesmo já considerada um projeto com certa defasagem em relação às demais, baseado no seu uso.
a.3) A economia ou ciência econômica estuda as relações entre a produção e fluxo de bens, sendo tanto no âmbito microeconômico ( empresas) ou no macro que trata das relações entre estados.
No âmbito da micro, temos a análise da oferta e procura de bens, os mercados consumidores, os custos de produção, mão de obra etc.
No âmbito macro pode organizar estratégias econômicas para países, arbitrar relações entre empresas e países, analisar tendências econômicas e suas variáveis.
Analisa também os problemas sociais como o custo de vida, os Índice