Comunicação
O EXEMPLO QUAKER OATS
A Quaker domina o mercado de cereais nos EUA com uma participação de 68%. Aunt Jemima é a líder dos produtos para o café da manhã. A maioria de suas marcas são produtos de primeira necessidade para os americanos.
Possui 25% do mercado de alimentos para animais de estimação.
Ocupa o quarto lugar entre os cereais prontos para comer.
Suas marcas com participações líderes no mercado respondem por 60% dos 5,6 bilhões de dólares em vendas anuais.
A Quaker tem muito a dizer para seus muitos públicos e usa várias ferramentas de promoção para disseminar sua mensagem.
Centenas de empregados da Quaker trabalha em unidades de propaganda, venda pessoal, promoções de vendas, relações públicas e publicidade, e marketing direto em toda empresa.
Agências de propaganda e relações públicas dirigem comunicações cuidadosamente planejadas aos consumidores, varejistas, à mídia, aos acionistas, empregados e outros públicos.
A Quaker investe 250 milhões de dólares em propaganda.
Investe também pesadamente em promoções de vendas para os consumidores, com cupons, prêmios e concursos.
Numa promoção “Where’s the cap’n?” a Quaker investiu 18 milhões de dólares e após 14 semanas de promoção suas vendas cresceram 50%.
Porém a propaganda e a promoção de vendas respondem apenas por uma pequena parcela do mix total de promoção da Quaker.
A empresa despende muitas vezes o mesmo valor em atividades de promoção por trás dos bastidores, venda pessoal e promoções comerciais são armas importantes na batalha da Quaker para obter apoio dos varejistas.
O principal objetivo é espaço de prateleira em mais de 300.000 supermercados, lojas de conveniência e shopping centers em todo o país.
O exército de vendedores oferece aos varejistas fortes serviços, descontos comerciais, displays atrativos e outras promoções comerciais para conseguir mais e melhor espaço de prateleira e para que apresentem propagandas oferecendo as