Absenteísmo
Algumas causas são: Doenças pessoais ou de familiares, problemas climáticos, dificuldades financeiras, alcoolismo, supervisão falha, atrasos e o principal desmotivação do trabalhador quanto ao serviço em si ou quanto ao ambiente de trabalho.Quando as pessoas gostam do que fazem e se sentem bem no ambiente de trabalho que o local onde passa maior parte do tempo não precisam faltar ao trabalho para aliviar a pressão.
Gestores de recursos humanos têm buscado recursos para diminuir o absenteísmo e motivar seu funcionários no dia-a-dia da empresa estão percebendo que o bem-estar do profissional influência diretamente no aumento da produtividade e qualidade dos trabalhos prestados.
Pouco se sabe sobre os prejuízos gerados pelo absenteísmo, ainda que ele ajude a diagnosticar diversos problemas estruturais, agindo como um alerta de que algumas coisas na organização do trabalho e no clima organizacional não vão bem. “Estes casos servem para alertar a chefia e os médicos do trabalho de que algo muito errado está acontecendo no ambiente de trabalho, que pode ser a sobrecarga de trabalho, a imposição de metas inatingíveis e a presença, por exemplo, de um gestor cruel.
Muitos especialistas acreditam que a melhoria do clima interno da empresa, mudança de função, atividades físicas, férias, desenvolvimento de um hobby e trabalho voluntário podem controlar os níveis de estresse, prevenindo problemas de saúde física e mental, resultando na melhora da produtividade na vida em geral e diminuindo os casos de absenteísmo, cada caso tem uma