Abraham Maslow
De volta a Nova Iorque, pensava em realizar estudos na Universidade da Columbia, porém aceitou cargo no Departamento de Psicologia do Brookiln College. Estudou com psicoterapeutas como Alfred Adler, Erich Fromm e Karen Horney. Influenciado por Max Wertheimer fundador da Psicologia da Gestalt e Ruth Benedict antropóloga cultural.
Seu interesse pelas práticas da Psicologia, foi o marco de sua carreira, incluindo a tese que retratava do relacionamento entre a dominância e o comportamento sexual entre os primatas.
Essa investigação foi inspirada na noção psicanalítica de que o sexo é de importância central para o comportamento humano. Além do mais Maslow acreditava que o avanço na compreensão do funcionamento sexual melhoraria o ajustamento humano.
Durante um período de doença se envolveu com os negócios da família que juntou ao seu interesse pelas praticas da psicologia resultou em uma complicação de pensamentos e artigos relacionados à Psicologia Industrial e Administrativa.
Em 1991 na Universidade de Brandeis, onde foi coordenador do primeiro Departamento de Psicologia e ainda Presidente da Associação Americana da Psicologia antes de sua morte em 1970.
A partir da Psicanálise que foi fator determinante, pois influenciou a vida e o pensamento. Em analise pessoal demonstrou a diferença entre o conhecimento intelectual e a experiência real. Acreditava-se que era o melhor tratamento de Psicopatologias, no entanto era um sistema insatisfatório em se tratando de Psicologia Geral, para o pensamento e comportamento humano.
Já a influência da Antroplogia Social, com antropólogos como Malinowski, Mead, Benedict e Linton, aprofundou seus estudos no campo da cultura e da personalidade que coube a aplicação de teorias psicanalíticas à análise do comportamento em outras culturas.
Porém a influência da Psicologia da Gestalt não