Aborto: em defesa do inocente
Artigo cientifico como exigência da disciplina TCC do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Nilton Lins (Manaus – AM)
(2011)
Rosineide Lopes Barros da Silva*
“Os teus olhos me viram a substancia ainda informe; e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmo: 139:16)
RESUMO
O aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, tendo como resultado a morte. Este pode ser espontâneo ou provocado. O aborto é praticado clandestinamente por mulheres de todas as classes sociais, níveis de escolaridade, etnias e religiões, sendo esse legalizado em alguns países e visto como crime em outros. Diversas são as clinicas clandestinas que cometem esse crime por quantias elevadas, sem contar o risco que essas mulheres correm podendo ter seqüelas grandes como perder parte do útero, adquirir câncer, infertilidade, às vezes chegando até a morte. O objetivo desse projeto é esclarecer de forma a sensibilizar as mulheres os problemas e sofrimentos ocasionados pelo aborto. Demonstrar o sofrimento do feto no ato do aborto e informar as mulheres sobre problemas físicos e psicológicos que poderão surgir em função dessa prática ilegal. Além de confeccionar os materiais utilizados disponibilizando-os para gestores escola, para que possam dar continuidade ao projeto nos anos subsequentes. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Maria Arminda Guimarães Andrade, situado na Rua Pedro Teixeira n° 500 Coroado III Manaus-AM com a turma do 9º ano do ensino fundamental, onde foi projetado o filme “o grito silencioso” documentário explicativo acerca do aborto e suas conseqüências, ministrado pelo próprio médico abortista, Dr. Bernard E. Nathanson.
PALAVRAS CHAVES
Aborto - feto - mulheres - sofrimento.
ABSTRACT
Abortion or termination of pregnancy is the