Abortamento
GESTÃO DE GO – Questões sobre Abortamento
1. Diferença entre: Liberação, descriminalização e despenalização do ABORTO.
Liberação – A prática é permitida e os serviços que a realizam são reconhecidos. Portanto é livre de qualquer punição.
Descriminalização – Consiste na anulação de leis ou regulamentações que definem a prática do abortamento como criminosa e portanto passível de condenação criminal.
2. A descriminação aumentaria a prática de ABORTO no país ?
Se considerarmos que atualmente conhecemos uma estatística subestimada de abortamentos, uma vez que é um procedimento ilegal do qual geralmente tem-se conhecimento quando ocorrem complicações decorrentes do procedimento, a detecção desta prática terá com certeza seus números a principio aumentados. Por isso seria muito difícil avaliar o quanto a pratica do abortamento teria de alterações em sua ocorrência após ser descriminalizada. Por isso, para este dado possa ser adquirido, as taxas de abortamentos devem ser acompanhadas nos primeiros anos após a descriminalização para então termos uma resposta mais fidedigna a esta pergunta.
Prever se haveria aumento ou não do índice de abortamento seria também muito difícil já que múltiplas questões deveriam ser colocadas, tais quais: Quantas mulheres deixam de realizar o abortamento devido a sua ilegalidade? Após a descriminalização, a oferta de serviços aumentaria e portanto tal procedimento estaria mais acessível, facilitando a e incrementando sua realização? Será que a descriminalização levaria a uma maior desatenção quanto a adoção correta de métodos contraceptivos?
3. As mulheres passarão a usar o aborto como método de contracepção?
Aqueles que são contra a descriminalização do aborto referem que em alguns países, esta tendência foi observada. De fato, podemos imaginar que algumas mulheres tomarão o abortamento como espécie de método de contracepção, além disso, pode ocorrer maior desatenção e imprudência quanto a