abordagen socio cultural
Características gerais
Essa abordagem surge em um pós II Guerra Mundial através do trabalho de Paulo Freire no movimento de cultura popular, com ênfase principalmente na alfabetização de adultos. Podemos caracterizá-la como abordagem interacionista entre o sujeito e o objeto de conhecimento, embora com enfoque no sujeito como elaborador e criador do conhecimento.
Visão de Homem - Mundo – De acordo com Paulo Freire, o homem é o sujeito da educação. Evidencia-se uma tendência interacionista, já que há interação homem-mundo, sujeito-objeto, isso é imprescindível para que o ser humano se desenvolva.O homem é um ser situado no mundo e com o mundo, portanto não pode ser avaliado sem que seu contexto de inserção no mundo seja avaliado.
Visão de Sociedade- Cultura – O homem cria a cultura na medida em que vem se integrando nas condições de seu contexto de vida. As evidencias consiste nas respostas dadas pelo homem, às estruturas sociais, e na sua tentativa de ser progressivamente cada vez mais o sujeito de sua práxis, ao responder aos desafios de seu contexto.
Visão de Conhecimento – A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de conscientização. A conscientização do homem é um processo contínuo e progressivo que o aproxima de maneira crítica a realidade. Freire,diz que a consciência (intransitiva; transitiva; transitiva ingênua) vai da forma mais primitiva a mais crítica e problematizadora.
Visão de Educação –A educação é vista por Freire como um ato politico, ato de conhecimento e criador. Seu ponto de partida é a realidade dada, que precisa ser transformada. Para que ela possa ser libertadora, é pensada como um processo longo; ela precisa construir nos educadores uma consciência histórica, que demanda tempo. A finalidade da educação será libertar-se da realidade opressiva e da injustiça. A educação visa à transformação radical da realidade, para melhorá-la, torná-la mais humana, para permitir