Abordagem psicológica da criança cardiopata.
ABORDAGEM PSICOLÓGICA
DA CRIANÇA CARDIOPATA
Peculiaridades do atendimento infantil Atender uma criança exige não só os conhecimentos que foram relatados anteriormente no que se refere ao paciente cardiopata adulto. É preciso que a criança seja vista também no âmbito de seu desenvolvimento social,pessoal,cognitivo, linguístico,motor.
Peculiaridades do atendimento infantil
A hospitalização não pode representar para a criança um momento de inércia a sua realidade, ou seja, estar internada é necessário para que haja cuidados, mas isso não deve significar que ela deva estagnar em seu desenvolvimento. A criança ainda que internada deve ser estimulada nesse sentido.
Peculiaridades do atendimento infantil A criança necessita de ajuda para lidar com todas as limitações e questões emocionais como medo, estress, tristeza, etc para que ela (a criança) possa compreender a dimensão das dificuldades proveniente da sua cardiopatia, os valores agregados a família,a influencia da cultura, e a força das relações humanas diante do estress, da perda e da separação
Peculiaridades do atendimento infantil
• Os profissionais que lidam com a criança devem sabem tanto sobre a mente como sobre o corpo.
• Devem estar sensíveis ao que significa para a criança a hospitalização e seu tratamento. • Ter técnicas para se comunicar com a criança e dar escuta as demandas dela sobre a doença, a hospitalização,a relação familiar e seu desenvolvimento.
Aspectos intelectuais
O desenvolvimento da perceptual e intelectual vem da interação do meio físico e social.
A criança cardíaca possui um deficit perceptomotor que podem ser atribuído das oportunidades insuficientes de atividades fisicas ou inibições psicologicas advindas do seu ambiente social e/ou familiar. Há uma superproteção devido a sua patologia,e isso diminui consideravelmente sua interação com o meio.
Aspectos intelectuais
De acordo com a